quinta-feira, 2 de março de 2017

Aula 3 - 24/02/2017

Na terceira aula, dia 24/02, as equipes apresentaram suas propostas aos professores Fernando Aires e Leandro Santana. Pela ordem do sorteio realizado em sala, nossa equipe seria a última a se apresentar, entretanto, devido a alguns imprevistos com outros grupos, fomos a segunda equipe a expor a proposta.
Entregamos aos professores nossa proposta inicial em 3 vias, uma para cada professor e uma para a equipe. Os orientadores fizeram algumas considerações a respeito da apresentação, do documento entregue e da proposta do projeto. Foram elas:
  • Problemas de formatação no documento, como falta de descrição do quadro com as atribuições dos integrantes da equipe, ausência de referências bibliográficas e descumprimento a normas ABNT.
  • Numeração dos slides pouco visível.
  • O título do slide em que foram apresentados aplicativos com propostas semelhantes à nossa deveria ser "Análise de Concorrência" e não "Revisão da Literatura".
  • A descrição dos concorrentes no documento estava aquém do necessário.
  • Falta de descrição das ferramentas a serem utilizadas no projetos e do porquê de utilizá-las.
  • Não utilização do LaTeX para construir o documento, já que esta ferramenta será foi escolhida para documentação do projeto.
  • As funções dos integrantes da equipe não estavam claras e, por isso, davam a impressão de mal distribuídas.
  • O time Scrum não tem um Product Owner.
  • Não constava no documento um requisito de suma importância da aplicação: a customização do sistema de acordo com a localização do usuário.
Quanto às atividades dos integrantes na equipe, explicamos aos professores que atribuímos cada membro às funções nas quais tem mais habilidade, o que não significa, em nenhuma hipótese, que aquela pessoa desempenhará a função sozinha. Cada um será responsável por uma atividade, porém todos o ajudarão a desenvolvê-la, assim, todos da equipe participarão de toda as atividades.
Quanto à ausência do requisito referente à customização do sistema, ressaltamos que trata-se de um equívoco ao produzir o documento, mas que este será desenvolvido no projeto.
Por fim, ainda referente à apresentação, nos comprometemos a corrigir cada falha apontada pelos professores e seguir com mais rigor as dicas do Prof. Ivan Martinez.
Marcamos nossa próxima reunião para o dia 28/02/2017 às 15h no Shopping D, que terá a seguinte pauta:
  • Divisão de tarefas
  • Levantamento de Requistos
  • Escolha do logotipo da aplicação
Ainda temos muito trabalho pela frente!


Mayara Cardoso

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